Image Map



Trend: Sequin. Comofazer: Brownies Novo layout!
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Mãos à Obra: Venha fazer sua parte!

Mãos à Obra irá beneficiar seis instituições de Florianópolis
Iniciativa da primeira dama da Capital será apresentada dia 10 de setembro

Com o intuito de atender as necessidades de seis instituições sócio assistenciais, a primeira dama, Francine Mendes Souza, criou o projeto Mãos à Obra. Ao todo 48 entidades possuem convênio com a Prefeitura de Florianópolis, mas algumas delas ainda têm deficiências estruturais e a falta de produtos básicos do dia-a-dia.
Dentre as entidades cadastradas, foram escolhidas as seis mais necessitadas para serem atendidas neste primeiro momento do projeto, que será divido em oito edições. Elas abrangem o cuidado com idosos e crianças carentes.
O projeto busca, portanto, auxílio de diversas formas para atender as necessidades destes ambientes, como: doação de itens de uso diário; financiamento de obras de melhorias; doação de móveis e materiais de construção; doação direta de recursos às instituições; a aquisição de produtos advindos das instituições; e por meio de trabalho voluntário.
Deste modo, é importante o engajamento da sociedade e dos meios de comunicação, para que haja um alcance maior do projeto e um maior número de envolvidos em busca das melhorias destas instituições.
A denominação do projeto replica o trabalho realizado por alunos do 8º termo do curso de Administração de Empresas da ESAG/UDESC, segundo semestre de 2010, turma noturna, em que os mesmos são responsáveis por auxiliar uma instituição, captando recursos para atender demandas diagnosticadas durante um longo processo de quatro meses de trabalho. Com o apoio e autorização da instituição de ensino a proposta inicial deles será ampliada com os trabalhos de agora.
“Iniciamos a visita nestas seis entidades em janeiro deste ano. Percebemos que elas não possuem nem o básico para se manter. Há a falta de infraestrutura, mas também de itens como fralda geriátrica, fósforo, materiais de limpeza, materiais educativos, como jogos e livros no caso das crianças. A proposta do projeto Mãos à Obra é a de alinhar as iniciativas público e privadas para auxiliar estas instituições, além de torná-las conhecidas diante da sociedade, para que outras pessoas possam ajudá-las diretamente”, ressaltou Francine Mendes Souza, criadora do projeto.












Conheça as entidades beneficiadas:

Instituição de Caridade e Apoio ao Desamparado (ICAD), situada no bairro Ratones, consiste em uma moradia coletiva para idosos de 60 anos ou mais, que possuem ou não o suporte familiar. A iniciativa da instituição, denominada Cantinho dos Idosos atende atualmente 58 pessoas.

Dentre os serviços realizados no espaço está a realização de atividades físicas com os idosos, recreação, massagem, café destinado aos aniversariantes do mês, orientação e os cuidados com a higiene dos beneficiados.

Nos Norte da Ilha 50 alunos, de 6 a 14 anos, são atendidos pela Ação Social Paroquial de Ingleses. As crianças atendidas, que passam por questões de vulnerabilidade social, contam com o apoio e suporte da instituição, mantendo-se deste modo fora das ruas e de situações de risco.

O ambiente proporciona o reforço do aprendizado obtido na escola, auxilia na lição de casa, oferece aulas de artes, esportes, além de oficinas culturais.

Outras 80 crianças, de 5 a 15 anos, são atendidas pela Associação Novo Alvorecer, em Coqueiros. O projeto trabalha em conjunto com as famílias de comunidades carentes, identificando as mais necessitadas, entrando em contato com os colégios, escolas, centros comunitários e igrejas.

As crianças participam de aulas de música com instrumentos como: violino, violoncelo, flauta e violão. Além de atividades que envolvem artes, esporte, aulas de inglês e reforço escolar.

Já a Associação de Pais e Amigos do Menor, situada no bairro Areias do Morro das Pedras, atende cerca de 100 crianças, com idades de 6 a 14 anos. As atividades realizadas no contra turno da aula consistem em: reforço escolar, aulas de artes, dança, esportes, atividades lúdicas e culturais.

Na Agronômica, famílias buscam a profissionalização dos jovens por meio de aulas de artesanato, com curso de patchwork, por exemplo, na Associação Gente Amiga. A instituição, que atende 80 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, oferece, ainda, apoio pedagógico, oficinas educacionais e aulas de esportes.

Por fim, a iniciativa Mãos à Obra, irá atender a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação. A entidade presta assistência a 55 idosos e 20 crianças, todos abrigados em regime de 24 horas, além de 150 crianças na educação infantil.

No ambiente atuam cuidadores, enfermeiros, assistentes sociais, professores, médicos e psicólogos, que garantem a atenção e cuidados necessários aos beneficiados.

Em 10 de setembro será realizada a apresentação da proposta do projeto para empresários e apoiadores da iniciativa, no Il Campanário, em Jurerê Internacional. Na ocasião, algumas das crianças que serão atendidas farão apresentações aos convidados.

Saiba mais sobre o Mãos à Obra:
Instagram @maosaobraflorianopolis 

Mariana Eli
Assessoria de Comunicação
Telefones: 3952-7013 / 9933-3574

por Manoella Deschamps | 0 comentários

0 Comentários:

Postar um comentário


sobre

Por Manoella Deschamps e João Reis.



pesquise aqui


facebook


instagram


categorias
Image Map


blogs amigos


assine por e-mail



siga o blog +


publicidade


arquivos


disclaimer
Comer & Vestir - 2014
Todas as postagens aqui contidas são de autoria de Manoella Deschamps e João Reis, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato no e-mail comerevestir@bol.com.br.


créditos
Design e codificação por Júlia Duarte.

From scratch, with ♥
Powered by Blogger.
Ícones: We ♥ Icon Fonts

mais antigas mais novas